Organizando o Ambiente Virtual de Estudos

Organizando-O-Ambiente-Virtual-Header

Em 1999, tive o privilégio de trabalhar em uma empresa de TI cujo dono era um alemão com formação em engenharia eletrônica. Para o meu alívio ele falava português. Até hoje não sei o motivo, mas certo dia ele me convidou para assumir a principal área de tecnologia de sua empresa. Apesar de ter ficado assustado em um primeiro momento, já que eu era o funcionário mais novo na equipe e sem muito a oferecer, acabei aceitando o desafio. O combinado é que ele me ensinaria tudo que eu precisaria saber para desempenhar bem minhas funções. Foram 5 anos de aprendizado intenso com esse grande mentor.

Das valiosas lições aprendidas durante esse período, destaco a forma extremamente organizada de trabalho seguida à risca por ele. Ele constantemente repetia esta frase:

“Qualquer um pode fazer o seu trabalho. Não há nada de especial nisso. O seu diferencial tem de ser a busca permanente pela excelência na forma como você o realiza. Organização é tudo!”

Como organização é tudo, chegou a hora de prepararmos nosso ambiente virtual de estudos. Nesse caso, estou me referindo ao ambiente que você irá preparar em seu computador para organizar seu material de estudo. Se você não utiliza um computador para estudar, favor continuar a leitura abaixo e extrair (se for o caso) algo que possa ser aplicado em seus estudos. Já aproveito para dizer que minha forma de estudar é praticamente virtual: só utilizo papel para treinar discursivas e resolver exercícios de Raciocínio Lógico.

Antes de pularmos para a prática, ressalto que o procedimento abaixo foi realizado em um computador com o Microsoft Windows 7 Enterprise instalado. Todavia, é possível reproduzi-lo integralmente em qualquer Sistema Operacional.

Criação da Estrutura Principal de Pastas

O primeiro passo será criar um diretório chamado “Concurso Público“, dentro de uma “Unidade” (disco rígido) de seu computador. Neste exemplo, utilizei a “Unidade C:“.

Depois disso, criaremos outra pasta com o nome do concurso para o qual estamos nos preparando. Neste caso, é o concurso do “Senado Federal“.

Dentro da pasta “Senado Federal“, iremos criar duas subpastas: Disciplinas e Materiais.

Temos, até agora, a seguinte estrutura de pastas:

Organizando-O-Ambiente-Virtual-1

Conteúdo da Pasta Disciplinas

Dentro da pasta Disciplinas serão armazenados os materiais produzidos por você. Esta será sua principal pasta de estudos, uma vez que o trabalho a ser inserido nela é exclusivo e único. Recomendo, portanto, que sempre realize o backup (cópia de segurança) dessa pasta em outros dispositivos (pendrive, HD externo, etc.) ou em ambientes como Google Drive, Dropbox, Microsoft OneDrive, etc.

Essa pasta conterá subpastas com o nome de cada disciplina existente no edital do concurso para o qual você está se preparando. Neste caso, as disciplinas são referentes ao concurso do Senado Federal.

Criei uma pasta “__Modelo__” para facilitar a criação de novas pastas. Essa pasta pode ser utilizada como uma “forma de bolo” para criar novas pastas. Basta copiá-la (CTRL+C), colá-la em algum local (CTRL+V) e depois renomeá-la para nome da nova disciplina.

Vejamos, então, o conteúdo da pasta Disciplinas:


Organizando-O-Ambiente-Virtual-2

Dentro da pasta de cada disciplina existirão outras pastas, de forma a separar o tipo de material produzido por você. Se você, por exemplo, criar mapas mentais então estes poderão ser armazenados na pasta “Mapas Mentais“. As seguintes subpastas foram criadas, mas podem ser alteradas caso julgue necessário:

Organizando-O-Ambiente-Virtual-4

Conteúdo da Pasta Materiais

A pasta “Materiais” será utilizada para armazenar tudo o que não tiver sido produzido por você. Exemplos de materiais incluem: vídeo aulas, PDFs comprados em cursos online, livros digitais, áudios de terceiros, etc.

Organizando-O-Ambiente-Virtual-3

Apesar de esses materiais não serem exclusivos, recomenda-se – por precaução – a realização de backups sempre que possível.

Facilitando a Sua Vida

Para facilitar sua vida, disponibilizei toda essa estrutura de pastas no link abaixo. Basta clicar, salvar, descompactar e se organizar:

Nesse arquivo compactado foram incluídos vários arquivos no formato texto de forma a melhor explicar os conceitos aqui apresentados. Em posts futuros falaremos sobre as técnicas existentes nessas pastas.

Utilizem, por favor, a área de comentários abaixo em caso de dúvidas.

 

Bons estudos!