Apresentação do Projeto De Volta à Prancheta

start

Li, certa vez, que a melhor forma de uma pessoa se comprometer com um projeto é divulgá-lo para o maior número de pessoas possível. Quem nunca acordou 7h da manhã, em pleno sábado, para ir a casa de um amigo ajudá-lo a montar armários ou pintar paredes, mas não teve coragem de ir ao supermercado comprar uma lâmpada para substituir a que estava queimada há dois meses?

A verdade é que, na maioria dos casos, é mais fácil nos engajarmos em projetos que envolvam outras pessoas. Por outro lado, muitas vezes desistimos de nossos próprios projetos quando os guardamos em segredo. Há exceções.

Diante dessa realidade, decidi lançar o Projeto De Volta à Prancheta. O propósito é me manter motivado nos estudos para concursos públicos e (quem sabe) motivar também a outros.

Sobre o Autor do Blog

Meu nome é Fernando. Já fui servidor do Ministério Público da União (nomeado tanto para o cargo de Técnico como para o de Analista) e até o final de 2015 me considerava um Analista Judiciário muito feliz no Poder Judiciário da União (PJU). Apesar de eu trabalhar em um ambiente excelente, infelizmente a situação desse Poder, como um todo, não é nada boa. Enquanto muitos reclamam das defasagens existentes no PJU e nada fazem, decidi fazer minha parte: voltar à prancheta e estudar para algo melhor. Sim, eu sei que dependendo do órgão do Poder Executivo a situação é ainda pior. O foco aqui não é reclamar, mas agir!

O Guerreiro Akilez

Avatar - Akilez Lego 01

A partir de agora, e para deixar o blog mais descontraído, serei o Akilez: o concurseiro guerreiro de Tróia.

Por meio desse personagem ilustre, irei narrar minha rotina de estudos com foco no cargo de Analista de Processo Legislativo do Senado Federal. O objetivo é tentar compartilhar técnicas, dicas e recursos úteis para as pessoas que estudam para o concurso desse órgão. Na verdade, o blog era para ter sido lançado em janeiro de 2016. Todavia, como criar site é mais difícil – e caro – do que parece, só consegui lançá-lo oficialmente hoje. De qualquer forma, os estudos estão a todo vapor desde o início de fevereiro de 2016.

É bom deixar claro que “não existe paz em tempos de guerra” (filme Tróia, 2004). Em se tratando de concurso público, certeza não há. A única certeza que temos é que os estudos aumentam – e muito – nossas chances de aprovação. Existem muitos outros fatores, além da prova, que podem nos tirar uma vaga. Muitos concurseiros entenderão o que estou tentando dizer.

Posso ter todos os defeitos do mundo, mas jamais deixarei de ser sincero e verdadeiro. Sendo assim, não vamos nos iludir: este blog não é, nem jamais será, um conto de fadas ou uma ida ao parquinho. O trabalho que será desenvolvido aqui é coisa séria! Não acredito em recompensas sem esforço. Esse esquema de “trago o cargo amado em 5 dias” vendidos Internet afora e outras “facilidades” não serão encontradas aqui. O que posso dizer é que ninguém vai à guerra sem preparação: é morte certa. O mesmo vale na preparação para concursos públicos. Sem estudar, a reprovação é quase certa. Para concursos concorridos, como os do Poder Legislativo Federal, não podemos confiar na sorte.

Estejam, então, cientes que – apesar de estarmos em um ambiente informal – em nenhum momento irei passar a ideia de facilidade ou vida mansa. Neste blog será possível acompanhar a trajetória completa de um concurseiro disciplinado e organizado. Isso envolve não somente os momentos bons, mas principalmente as frustrações e dificuldades.

Vamos experimentar juntos os erros e os acertos de um caminho árduo de dedicação, esforço e superação cuja meta vocês já sabem: sermos aprovados!

O que Esperar do Blog?

Meu objetivo é utilizar este espaço na web para mostrar – na prática – como se aplica a tão falada, e infelizmente pouco compreendida, Aprendizagem Acelerada. Além disso, pretendo:

  • Indicar ferramentas que acelerarão sua aprovação;
  • Mostrar de uma vez por todas como organizar um edital;
  • Dar dicas de preparação do ambiente virtual de estudo;
  • Ensinar técnicas de memorização efetivas;
  • Mostrar como criar mapas mentais eficientes e práticos;
  • Apresentar uma misteriosa ferramenta de estudos que algumas pessoas utilizam, mas não sabem como de fato ela funciona;
  • Ensinar a receita secreta do cafezinho da vovó (opa, blog errado).

Aproveito para dizer que serão citados neste blog alguns nomes de livros, cursos, professores e sites que julgo serem úteis na preparação para concurso público. De qualquer forma, quero deixar bem claro que não ganho absolutamente nada por tais indicações. Este é um projeto individual. Não sou patrocinado por nenhuma pessoa física ou jurídica.

Sua Participação

O guerreiro Akilez não seria nada sem os mirmidões (parceiros de luta). Aliás, ninguém é nada sem outras pessoas. Portanto, fiquem à vontade para sugerir temas a serem abordados aqui no blog. Podem também enviar suas dúvidas, críticas, correções, sugestões, elogios (são raros, mas às vezes aparecem), etc. Aproveito também para, como diria Max Gehringer, reforçar o óbvio: não sou e jamais pretenderei ser o dono da verdade aqui. O conhecimento é universal e coletivo. Não está restrito a uma ou outra pessoa. Conto com a ajuda de todos para construirmos juntos esse conhecimento e crescermos enquanto pessoas.

Um detalhe importante: apesar de este blog ser voltado para o concurso do Senado Federal, as dicas aqui apresentadas se aplicarão a qualquer concurso. Logo, você que está estudando para outros concursos também está convidado a participar deste singelo projeto.

Os Incentivadores

Por fim, mas de forma alguma menos importante, quero registrar que este projeto não seria possível sem a colaboração de algumas pessoas. Entre elas, agradeço ao meu grande amigo e parceiro de coachingSandro Tomazele – pela paciência, incentivo e sugestões sempre muito bem fundamentadas e pontuais. Agradeço também ao Alisson Vale (Guru Zen Master) por acreditar e apoiar este projeto.

Que se iniciem os trabalhos legislativos!